Contatos

São Paulo

Rua Américo Brasiliense, 1923 - Conjunto 906 - Chácara Santo Antônio (Zona Sul) - São Paulo/SP

 (11) 3199-2930
(11) 95060-0756

Rio de Janeiro

Rua Lauro Muller, 116 - Botafogo - Rio de Janeiro/RJ

(21) 3195-0390

Visite o nosso site

Como dito em artigos anteriores e visto em notícias recentes, o setor logístico teve um enorme pico de crescimento desde o início da pandemia, em março de 2020. Para entender melhor o cenário, confira o relatório RealtyCorp Analyticsclicando aqui.

Com as compras on-line ocorrendo intensamente, o e-commerce foi impulsionado. Com isso, galpões e empreendimentos logísticos tiveram seu pico de construção e entrega entre 2020 e 2021.

Os dados do 4ºTrim/21 apontaram mais de 1,1 milhões de m² de novo estoque entregue no Brasil, um recorde até então sem precedentes.

Embora o novo estoque do 1ºTrim/22 tenha sido menor, a projeção no Brasil continua boa: superior a 537 mil m² (todas as classes) e 503 mil m² (Classe A). Quando olhamos para a região Sudeste, é superior a 356 mil m² (todas as classes) e 336 mil m² (Classe A).

Entrega e expansão de novos Centros de Distribuição em São Paulo

Neste primeiro semestre do ano, várias empresas expandiram suas áreas logísticas. A exemplo disso, o Mercado Livre anunciou em fevereiro a inauguração de quatro centros de distribuição (CDs) no Brasil.

De acordo com o portal Suno (23/02), a gigante do e-commerce agora está presente no bairro de Perus, na região norte da cidade de São Paulo; além disso, tem dois CDs em Barueri (na Grande SP), e um em Araçariguama, no interior do estado.

A inauguração aumenta a infraestrutura logística da empresa para mais de 1 milhão de pacotes na capacidade de transação diária da logística do Mercado Livre.

Também em fevereiro, o Magazine Luiza colocou em prática uma ação estratégica ao abrir seu maior centro de distribuição no Brasil. Em notícia do portal Seu Dinheiro (16/02), a nova unidade está localizada no parque logístico GLP Guarulhos II, na Grande São Paulo.

O centro está operando desde dezembro do ano passado e atende tanto o abastecimento das lojas da região quanto as entregas de produtos vendidos através dos canais digitais.

Em ritmo acelerado de expansão, o aplicativo de mercado 100% digital Daki, anunciou novos investimentos visando melhorar a logística e a experiência do cliente. Notícia do portal Mercado & Consumo (12/05), confirmou a inauguração de um novo CD em Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo.

O local tem mais de 4.500 m² e capacidade de armazenamento para até 4.600 posições de pallets, que representam mais de 3 mil itens de consumo doméstico.

Mais recentemente, a Cyrela voltou a investir no segmento de galpões logísticos, por meio da Cy Capital. A empresa vai construir 135 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL) de padrão AAA (“triple A”) em quatro terrenos vizinhos em Guarulhos (SP), um investimento de cerca de R$ 400 milhões.

Em notícia do Valor Econômico (30/05), o terreno tem 400 mil metros quadrados ao todo, e tem acesso para as rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna, e próximo da Fernão Dias e do Rodoanel.

Outro destaque é a L’Oréal, a gigante dos cosméticos, que também está dobrando sua aposta no Brasil. Conforme notícia da Exame (13/06), a empresa fez a inauguração de um novo CD na cidade de Jarinu, interior de São Paulo.

A nova instalação tem capacidade para 75 mil posições, quase o dobro da capacidade do centro de distribuição anterior, que fica no Rio de Janeiro e suporta cerca de 40 mil posições.

Trata-se de um dos maiores centros de distribuição da L’Oréal no mundo — tem mais de 62,5 mil metros quadrados, o que equivale a nove campos de futebol, com possibilidade de expandir por mais 20 mil metros quadrados.

Panorama do setor industrial e logístico do Analytics 2ºTrim/22

Por meio do RealtyCorp Analytics – informativo trimestral da RealtyCorp – monitoramos e analisamos os dados dos condomínios logísticos e industriais do estado paulista. Com isso, é possível entender o cenário atual do setor e pensar em novos negócios e oportunidades. Para conferir o relatório na íntegra, clique aqui.

O Brasil possui 28,432 milhões de m² locáveis de galpões em condomínios industriais e/ou logísticos (todas as classes), sendo que somente a região Sudeste detém 21,403 milhões de m² desse estoque, ou seja, 75,49% do estoque total brasileiro. O Sudeste já possui mais de ¾ do estoque total brasileiro.

Quando se olha, especificamente, para o estado de São Paulo, este possui 55,19% do estoque total brasileiro; o Rio de Janeiro 9,72% e Minas Gerais 7,74%.

Novo estoque entregue em São Paulo é superior a 1 milhão de m²

A taxa de vacância no estado de São Paulo aumentou de 12,40% no 4º trimestre de 2021 para 13,18% no 1º trimestre de 2022 (todas as classes). Contudo, esse número se deve principalmente ao grande aumento do novo estoque entregue nos últimos dois trimestres: 1,196 milhão de m² entregues nos últimos 6 meses. Por outro lado, a ocupação total aumentou em mais de 700 mil m² no mesmo período.

Outro destaque é a média atual dos preços pedidos de locação para galpões em condomínios industriais/logísticos classes A+/A: em todo o estado de São Paulo é de R$ 20,33/m².

O eixo Bandeirantes/Anhanguera é o que possui o maior estoque em condomínios industriais e/ou logísticos no estado paulista: 7,401 milhões de m² locáveis (todas as classes), o que representa 47,54% do estoque total de SP.

A taxa de vacância do eixo fechou no 1º trimestre de 2022 em 16,38%.

Quando se considera o universo Classe A, o eixo Bandeirantes/Anhanguera possui 6,095 milhões de m² locáveis, com taxa de vacância de 15,81% (1ºTrim./22).

As expectativas para o segundo trimestre continuam positivas. Em breve os números e novas análises estarão disponíveis no relatório RealtyCorp Analytics do 3ºTrim./22. Aguardem!

Se essas informações foram úteis, não deixe de compartilhá-las.

Para todos os números e detalhes do setor de condomínios logísticos e industriais do Brasil e São Paulo, consulte nosso relatório completo RealtyCorp Analyticsclicando aqui.


Texto produzido por: Redação RealtyCorp.

Acesse agora + 200 oportunidades de locação e venda - Clique aqui e confira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *