Contatos

São Paulo

Rua Américo Brasiliense, 1923 - Conjunto 906 - Chácara Santo Antônio (Zona Sul) - São Paulo/SP

 (11) 3199-2930
(11) 95060-0756

Rio de Janeiro

Rua Lauro Muller, 116 - Botafogo - Rio de Janeiro/RJ

(21) 3195-0390

Visite o nosso site

Quem acompanha o mercado logístico de perto sabe bem o quanto a pandemia foi um trampolim para o crescimento desse setor em 2020. Enquanto escritórios foram prejudicados com portas fechadas, devoluções e reduções de espaços, o setor logístico, impulsionado pela grande expansão do e-commerce, nadou de braçada nesta onda e ainda segue forte e com grandes perspectivas para 2021.

Algumas cidades e regiões, já fortes neste segmento, expandiram-se ainda mais. A exemplo da cidade de Extrema, em Minas Gerais, localizada a cerca de 100 km da capital paulista.

Extrema tem localização estratégica: está na divisa do estado de São Paulo e Minas Gerais. A região oferece ótimos benefícios e incentivos fiscais, daí a migração de tantas empresas para esta localidade.

Esta cidade abriga empresas como Netshoes, Centauro, FedEx e Dafiti. Recentemente recebeu uma nova moradora: a Mobly, marca de móveis e artigos de decoração e Vulcabrás. Além disso, Extrema é o 4º polo chocolateiro do país, contando com empresas como Bauducco e Kopenhagen.

Grandes empresas mudarem-se para lá em 2020 e outras já compraram/alugaram espaços para instalar suas operações agora em 2021.

O Mercado Livre é uma delas. A empresa anunciou em novembro de 2020 a inauguração de um novo centro de distribuição. A Dafiti inaugurou em fevereiro/2021, seu maior centro de distribuição na América Latina.

Com uma área de 54 mil metros quadrados e um investimento de 320 milhões de reais, o centro tem capacidade para separar 5 mil produtos por hora, o que reduz o tempo de separação dos produtos de 24 para apenas duas horas.

Região vizinha de Extrema (também) oferece possibilidade para novos e grandes negócios

Aqui o destaque é para Camanducaia – MG, cidade que está na divisa com o município paulista de Joanópolis, a apenas 20.95 km de Extrema (cerca de 19 minutos de carro).

Lá, o preço da terra é bem menor, podendo ser até 70% (setenta por cento) inferior que o valor pedido em Extrema.

Camanducaia, se vista pelo olhar do pioneirismo e da oportunidade (todos os mercados passam por isso), pode oferecer atratividade para novos negócios logísticos e industriais e, com isso proporcionar o crescimento econômico e a geração de empregos na região. Além de ser um novo polo industrial próximo de Extrema, e nem tão longe assim de São Paulo.

Com uma população de cerca de 21.770 mil pessoas – é 167ª cidade mais popular do estado mineiro. Possui como área territorial 528,7 mil km². Dispõe de um PIB de 605.887 milhões, o 134ª maior do estado. Sua distância até a capital, Belo Horizonte, é de 456 km.

Diferencial competitivo

Quem for visionário o bastante para enxergar o potencial competitivo que está disponível em cidades menos favorecidas, como Camanducaia, por exemplo, tende a dar um passo “certeiro” na direção de investimento de sucesso e, também, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e industrial da cidade.

Vale destacar que a RealtyCorp detém de um terreno de 411 mil m² na cidade de Camanducaia, pronto para ser a ponta do iceberg de uma grande oportunidade e operação logística de implantação e/ou expansão para o setor industrial. Não deixe de conferir!


Texto escrito por: Alcebíades Cavalcanti – Diretor de Industrial e Logística

Profissional sênior do segmento imobiliário logístico e industrial, com larga experiência no setor, habilitado a contribuir com o processo decisório corporativo, tendo exercido cargos de liderança e diretoria em empresas reconhecidas e respeitadas no mercado imobiliário corporativo como Ocupantes, Jones Lang Lasalle e Colliers International. Atuação em diversos processos de negociação e fechamento de negócios imobiliários em todo território nacional para companhias nacionais e multinacionais como Procter & Gamble (P&G), Adidas, WalMart, Mercedes Benz, Cetelem, EBM Incorporações S/A, Ciser, Vicunha Têxtil, Cosan, Philips, Unisys, Exterran, Rolls Royce, Aker Solutions, Halliburton, Comgás, Nestlé, BRF, Maersk, Atlas Schindler, ELOG, Faurecia, dentre outras.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *