Contatos

São Paulo

Rua Américo Brasiliense, 1923 - Conjunto 906 - Chácara Santo Antônio (Zona Sul) - São Paulo/SP

 (11) 3199-2930
(11) 95060-0756

Rio de Janeiro

Rua Lauro Muller, 116 - Botafogo - Rio de Janeiro/RJ

(21) 3195-0390

Visite o nosso site

Já é possível notar a retomada do mercado de escritórios no Rio de Janeiro neste primeiro trimestre de 2022.

A exemplo das expectativas desse novo momento, publiquei artigo em março sobre o movimento dos profissionais cariocas, ao retirarem as máscaras e voltarem aos escritórios – dando certa normalidade à vida profissional e pessoal. Para conferir, leia: A retomada se aproxima: profissionais cariocas retiram a máscara e voltam aos escritórios.

Hoje trago alguns números, análises e percepções para pensarmos juntos.

Quando se faz um panorama geral, a cidade do Rio de Janeiro possui 5,5 milhões de m² locáveis de escritórios em edifícios Corporate (lajes corporativas) e 3,6 milhões de m² locáveis de escritórios em edifícios Office (pequenas salas comerciais). Isso totaliza 9,1 milhões de m² de escritórios.

No universo Corporate são 662 edifícios prontos, 9 em construção ou processo de retrofit e 17 em projeto. Quanto aos edifícios Office são 771 prontos, 9 em construção ou processo de retrofit e 4 em projeto.

Destaque para o universo Classe A

O retorno gradual do trabalho nos escritórios de alto padrão tem revelado uma nova tendência no perfil das locações no Rio de Janeiro.

No primeiro trimestre de 2022, a RealtyCorp negociou e alugou mais de 3 mil metros quadrados em diferentes edifícios comerciais. Neste segundo trimestre, a previsão é de mais 5 mil metros quadrados, totalizando mais de 8 mil metros quadrados em cerca de seis meses.

Por acompanhar algumas notícias do mercado imobiliário, podemos considerar uma média de 5 a 10 mil metros quadrado de novas locações por semestre, o que comprova a certo aquecimento no mercado de escritórios do Rio de Janeiro. Trata-se de um cenário otimista.

Fato é que durante a pandemia tivemos muitas entregas e empresas buscando economizar, acarretando mudança para áreas menores nas regiões de Botafogo, Lagoa, Ipanema e Leblon. Naquele momento mais acentuado da crise, a proximidade às residências fazia total sentido.

Mas gostaria de alertar que também tivemos algumas mudanças atípicas no mercado, como alguns exemplos a seguir:

  • YDUQS – Locação de mais de 9 mil metros quadrados no Centro do Rio;
  • TAESA – BTS na Barra da Tijuca;
  • Prevent Senior – Locações em Botafogo e Nova América;
  • Veriano Advogados – Locação no Leblon;
  • AEGEA – Locação de áreas no Pier Mauá, Vista Guanabara e Linneo de Paula Machado;
  • Naturgy – Locação de prédio monousuário na Barra da Tijuca;
  • AFYA – Locação de áreas na Ayrton Senna – Barra da Tijuca;
  • Golden Cross – Locação na Barra da Tijuca;
  • Banco do Brasil – Locação no Ventura – Centro do Rio de Janeiro;
  • IBM – Locação no Ventura – Centro do Rio de Janeiro;
  • Prudential – Locação também no Ventura – Centro do Rio de Janeiro.

Vale destacar também que a Prefeitura do Rio está fazendo todos os esforços para revitalizar o Centro e a região do Porto. Para melhor entendimento, consulte o projeto Reviver Centro. Para saber mais, clique aqui.  

Essas movimentações trazem otimismo para o mercado carioca de escritórios e mostra que o setor imobiliário não parou e nem se intimidou frente às dificuldades impostas pela pandemia e pelo próprio histórico da cidade – já comentado em artigos anteriores.

Talvez novas incertezas surjam em um futuro breve – em razão das eleições presidenciais – e tenhamos de novamente nos reinventar. Contudo, vamos seguir aproveitando esse momento de retomada, atentos aos novos acontecimentos e oportunidades – afinal, resiliência já é uma marca do mercado imobiliário.

Para ter acesso aos números e detalhes do mercado do Rio de Janeiro, consulte nosso relatório RealtyCorp Analytics, clicando aqui.


Texto escrito por: Carlos Calzavara – Diretor de Novos Negócios no Rio de Janeiro

Carlos Calzavara

Carlos Calzavara é formado em Administração de empresas e acumula mais de 8 anos de experiência no mercado imobiliário. No ano de 2018 assumiu o setor de novos negócios da RealtyCorp no Rio de Janeiro e Captou mais de 30 mil m² de lajes de escritório. Em 2019 fez transações relevantes no Edifício Ventura Corporate Towers.


Ventura Corporate Towers

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *