Contatos

São Paulo

Rua Américo Brasiliense, 1923 - Conjunto 906 - Chácara Santo Antônio (Zona Sul) - São Paulo/SP

 (11) 3199-2930
(11) 95060-0756

Rio de Janeiro

Rua Lauro Muller, 116 - Botafogo - Rio de Janeiro/RJ

(21) 3195-0390

Visite o nosso site

A região da Faria Lima, uma das mais famosas da cidade de São Paulo, é também conhecida por abrigar grandes escritórios, principalmente bancos, empresas multinacionais de tecnologia e grandes escritórios de advocacia, possui um estoque total de escritórios de 2,3 milhões de m², sendo que 900 mil m² deste total são compostos por escritórios corporativos classe A e A+ que estão distribuídos em 56 edifícios, este universo corporativo classe A e A+ possui 9,98% de taxa de vacância.

A média dos preços pedidos de locação em edifícios corporativos A e A+ na região Faria Lima fechou o 3º trimestre de 2018 em R$ 133,27/m²/mês, registrando um aumento de 5,5% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Esta retomada de preços se deve a um conjunto de fatores que pressionou o aumento dos valores de locação. Um dos principais fatores desta pressão foi a melhora dos indicadores da macroeconomia, como a queda da taxa de desemprego e o crescimento do PIB, que embora ainda sejam muito tímidos, já indicam uma tendência positiva na economia.

Este cenário fez com que as grandes empresas voltassem a expandir e a buscar novos espaços de escritórios em regiões consolidadas, como o caso da Faria Lima. Além disto, o estoque de escritórios classe A e A+ na região Faria Lima cresceu muito pouco nos últimos dois anos, ou seja, a demanda subiu mais que a oferta, diminuindo assim a taxa de vacância classe A e A+ da Faria Lima, que era de 24% no 3º trimestre de 2016 e agora está abaixo dos 10%.

A expectativa é de que nossos próximos meses os preços continuem subindo, visto que as perspectivas econômicas continuam favoráveis para 2019 e o número de construções de edifícios de alto padrão na Faria Lima é muito pequeno diante do crescimento da demanda. Novos projetos na região também são escassos, devido, principalmente, a falta de terrenos disponíveis na região.


Texto escrito por: Marcos Alves, sócio Diretor da RealtyCorp.

Marcos Alves é sócio fundador da RealtyCorp e atualmente é o Diretor de Locações da empresa. Possui 18 anos de experiência em Corporate Real Estate, período em que desenvolveu e participou de vários negócios e projetos relacionados à Desmobilização de Portfólios, Investimentos Imobiliários, Incorporações, Gerenciamento de Contratos, Representação Corporativa e, mais recentemente, se especializou na análise do comportamento do mercado de escritórios das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira na área imobiliária em 2000 na CBRE, já em 2004 participou ativamente da fundação da Ocupantes onde foi sócio até 2013 e em 2014 fundou a RealtyCorp. Analista de Sistemas, MBA USP em Real Estate, membro da Corenet Global e membro da Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS) – MRICS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *