Contatos

São Paulo

Rua Américo Brasiliense, 1923 - Conjunto 906 - Chácara Santo Antônio (Zona Sul) - São Paulo/SP

 (11) 3199-2930
(11) 95060-0756

Rio de Janeiro

Rua Lauro Muller, 116 - Botafogo - Rio de Janeiro/RJ

(21) 3195-0390

Visite o nosso site

Há mais de 10 anos o mercado imobiliário tem promovido, de forma vertiginosa, a incorporação e construção de empreendimentos com altíssimo padrão de especificações técnicas e certificações. Dentre elas, a principal é a Certificação LEED.

LEED é a sigla de Leadership in Energy and Environmental Design (Liderança em Energia e Design Ambiental). Trata-se de uma certificação americana para empreendimentos sustentáveis, adotada mundialmente por mais de 160 nações.

No Brasil, os primeiros projetos certificados LEED surgiram no ano de 2006. A partir daí, o crescimento na busca de certificações em construções sustentáveis no nosso país só tem crescido. O objetivo é justamente incentivar a sustentabilidade em projetos e obras, assim como nas operações das edificações.

No mercado de escritórios de São Paulo, o maior polo comercial do Brasil, existe atualmente 156 empreendimentos certificados com o selo LEED. Isso, claro, valoriza o empreendimento e dá destaque às regiões onde ele está instalado.

A região da Nova Faria Lima se destaca com a maior concentração de prédios certificados, com 40 no total.

Fonte: CRETool

Como obter a Certificação LEED e deixar seu empreendimento com mais vantagem competitiva?

O sistema de certificação LEED envolve requisitos que permitem quantificar os benefícios ambientais de um projeto, orientando na implantação de estratégias sustentáveis significativas, de acordo com a tipologia do empreendimento.

A certificação avalia diversos fatores de um projeto, divididos nas seguintes categorias:

  • Localização e Transporte (Location and Transportation – LT)
  • Terrenos Sustentáveis (Sustainable Sites – SS)
  • Eficiência da Água (Water Efficiency – WE)
  • Energia e Atmosfera (Energy and Atmosphere – EA)
  • Materiais e Recursos (Materials and Resources – MR)
  • Qualidade do Ambiente Interno (Indoor Environmental Quality – EQ)
  • Inovação em Design (Innovation in Design – IN)
  • Prioridades Regionais (Regional Priorities – RP)

É importante pontuar que cada categoria mencionada possui pré-requisitos (itens obrigatórios) e créditos (itens que pontuam para o nível de certificação almejado).

Com o objetivo de obter a certificação LEED, será necessário que o empreendimento atinja uma pontuação mínima. Quanto maior o esforço, maior a pontuação e o nível do certificado:

  • 40 a 49 pontos (LEED Certified)
  • 50 a 59 pontos (LEED Silver)
  • 60 a 79 pontos (LEED Gold)
  • 80 a 110 pontos (LEED Platinum)

Vantagens competitivas de se obter a certificação LEED

O que todo proprietário busca é dar maior visibilidade e garantias para seu imóvel. Com isso, as vantagens econômicas da certificação LEED vão desde a diminuição dos custos operacionais, até a valorização do imóvel para revenda ou aluguel. Ganha-se também aumento na velocidade de ocupação e retenção de inquilinos, e na modernização e menor obsolescência da edificação.

Os benefícios sociais são os menos comentados, mas não os menos importantes. A certificação leva em conta a saúde dos trabalhadores e ocupantes, a inclusão social e o senso de comunidade, assim como a capacitação profissional e a conscientização de trabalhadores e usuários.

Isso sem mencionar as vantagens ambientais que também são inúmeras!

Ganha-se na redução da extração dos recursos naturais, no consumo de água e energia, na emissão de CO2 e nos resíduos gerados, como também na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Berrini carrega a força da certificação LEED

Uma região que se destaca em empreendimentos certificados é a Berrini. Ela concentra muitos prédios de arquitetura inovadora, ocupados por importantes empresas nacionais e internacionais.

Vale lembrar que a Berrini já foi uma das regiões mais procuradas do mercado de escritórios em São Paulo, com prédios ícones como Cenu, Tower Bridge, Plaza Centenário (Robocop), WTC, entre outros.

Fonte:CRETool

É fato que a região tem passado por momentos turbulentos. Em 2011, por exemplo, a região registrou taxa de vacância abaixo de 2%. Agora, no entanto, o aumento tem sido expressivo.

Essa situação se deve por vários fatores, dentre eles o aumento do estoque de edifícios novos e de alto padrão da região da Chucri Zaidan. Isso fez com que diversas empresas migrassem suas operações, além das crises políticas e econômicas que afetaram todo o mercado.

Gráfico de taxa de vacância da região Berrini
Fonte: RealtyCorp

Atualmente a região da Berrini está com 26% de taxa de vacância em edifícios Corporate A e A+, mas tem se movimentado com vistas à recuperação. Além disso, possui um estoque relevante de prédios com excelentes especificações técnicas e certificações, como é o caso do edifício Jatobá Green Building.

Sobre o Jatobá Green Building

O edifício Jatobá Green Building ganha relevância na região da Berrini por contar com a Certificação Leed (Liderança em Energia e Design Ambiental) de Construção GOLD e Leed de Manutenção e Operação PLATINUM, recebida em 2019.

Além disso, o empreendimento foi o primeiro edifício multiusuário existente no Brasil e na América Latina a receber a certificação FITWEL em 2021, outra certificação que vem crescendo exponencialmente no mercado global e nacional.

Além das certificações citadas, o Jatobá Green Building ainda oferece vários diferenciais, entre eles:

  • um auditório de alto padrão para 70 pessoas, com isolamento acústico;
  • um auditório VIP no rooftop para 20 pessoas, com isolamento acústico;
  • excelente eficiência da laje;
  • área de descompressão no térreo;
  • área verde na cobertura com pista de corrida;
  • bicicletário no qual são oferecidas 50 vagas com estrutura de apoio de vestiários masculino e feminino com 04 chuveiros cada, secador e 24 armários;

Se as certificações têm por objetivo promover e fomentar práticas de construções sustentáveis e com isso valorizar os empreendimentos e as regiões, tudo isso faz com que o edifício Jatobá Green Building seja capaz de oferecer uma das principais opções de espaços na Berrini e em São Paulo.


Texto escrito por: Christofer Mariano, Diretor de Locação da RealtyCorp.

Christofer Mariano

Há 6 anos no mercado imobiliário corporativo, Christofer Mariano teve passagem por empresas do setor de telecomunicações e multinacionais, atuando em projetos estruturais nacionais. Em 2016, integrou a equipe da Buildings, passando por diversas áreas da empresa, até se tornar líder da área de negócios em 2019. É formado em Gestão da Qualidade pela Faculdade Carlos Drummond de Andrade, e atualmente está concluindo a graduação em Economia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *