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Encontrar o melhor local para montar o escritório da sua empresa pode não ser uma das tarefas mais fáceis. Dependendo do ramo de atividade, alguns critérios precisam ser bem avaliados. Além disso, tratar o assunto de maneira simplista tende a ser algo perigoso para a sustentabilidade dos negócios.

Como saber qual é a melhor opção para a sua empresa? Confira algumas dicas que irão ajudá-lo neste processo:

Localização

A região na qual o imóvel está interfere diretamente em diversos pontos que devem ser analisados antes da locação:

— Acesso às principais regiões: estando dentro ou fora de um centro comercial, é importante que o local escolhido dê acesso às regiões para as quais a empresa precisa se locomover de forma rápida e fácil. Além disso, é preciso também considerar a distância para visitar clientes e empresas parceiras, bem como receber clientes e fornecedores.

— Conveniências do entorno: um local que ofereça diversos serviços para os ocupantes pode ajudar no desenvolvimento dos negócios. Ter lojas e serviços nas proximidades – sobretudo quando as distâncias podem ser percorridas sem o uso de carros – economiza o tempo dos usuários. Essa característica é ainda mais marcante quando consideramos opções de alimentação e banco e correio, demandas cotidianas dos colaboradores.

— Acesso dos funcionários: a locomoção dos funcionários também deve ser considerada, bem como o tipo de transporte que eles utilizam com frequência para chegar ao trabalho. Com isso, é possível entender como se dá o acesso ao transporte público, identificando a necessidade de estar próximo a ciclovias, por exemplo. Conhecer o horário de chegada e saída e checar, também, a densidade de uso do transporte público (nos pontos de ônibus e estações de metrô, por exemplo), pode facilitar e agilizar a mobilidade dos colaboradores.

Os prós e os contras de cada região

A região do Centro, por exemplo, é farta em serviços, mas possui problemas para o transporte particular, sem considerar o custo do estacionamento. Na Barra da Tijuca, os empreendimentos são mais novos do que no Centro, mas o acesso para o colaborador de Niterói, Grande Rio e Zona Norte é mais complicado. Já na Zona Sul, existem empreendimentos antigos, mas com especificações bem interessantes –  ficam no meio do caminho e dão fácil acesso ao Centro e à Barra da Tijuca. Ou seja, tudo é uma questão de entender a necessidade da sua empresa.

Preço

Tão importante quanto estar em um local adequado à sua operação, a empresa ocupante precisa pagar o que cabe em seu orçamento, considerando aluguel, condomínio e IPTU, além de outros gastos específicos. Ainda que o valor esteja dentro do orçamento, é também interessante checar a região e fazer comparativos de preços.

Além disso, é preciso ainda entender a região: ela está em crescimento? Faz parte de um empreendimento que está em vias de ser reformado? Essas perguntas vão indicar se existe uma tendência de aumento de preços pedidos de aluguel.

Com isso, a empresa ocupante pode avaliar os prazos de contrato e definir se terá capacidade para acompanhar esse crescimento. Também saberá se o empreendimento suportará o aumento dos seus negócios. Do contrário, será necessário trocar de locação, e isso, claro, gera uma série de custos.

Qualidade do Empreendimento e Sustentabilidade

Para entender a qualidade de um empreendimento, utiliza-se as classificações. (Classe A, AA, AAA, B ou C). Cada uma delas é atribuída com base em pré-requisitos que apontam, por exemplo, a presença de geradores para áreas privativas, a qualidade do sistema de elevadores, a quantidade de vagas por andar, entre outras características. Tudo isso pode fazer diferença na qualidade e no trabalho do dia a dia.

Outro ponto relevante é a certificação ambiental, que também é dada com base no atendimento de diversos requisitos que não somente mostram o respeito ao meio ambiente, mas também ajudam na qualidade de vida do usuário.

Obviamente, existem empreendimentos que são sustentáveis, mesmo sem ter um selo, mas a apuração sobre a veracidade e a funcionalidade das medidas sustentáveis fica mais difícil dessa forma.

Resumidamente, as características sustentáveis visam economizar recursos e melhorar ambientes internos e externos. Em teoria, muitos dos sistemas aplicados tendem a reduzir o preço do condomínio e, até mesmo, o gasto com os recursos no caso de cobrança individualizada.

Ajuda profissional

As dicas relacionadas acima são somente algumas das que devem ser levadas em consideração para a escolha de uma locação. Alguns outros pontos precisam de análise, e geralmente não fazem parte do core business do ocupante. Por fim, mas não menos importante, ressaltamos o quão necessário é ter o apoio de um profissional experiente para intermediar estas avaliações e negociações, já que pequenos problemas tendem a travar grandes negócios. E isso não é vantajoso a ninguém. A RealtyCorp pode auxiliá-lo em sua consultoria imobiliária. Para saber mais, clique aqui.


Texto escrito por: Carlos Calzavara, Diretor de Negócios da Filial Rio de Janeiro da Realtycorp

Carlos Calzavara é formado em Administração de empresas e acumula mais de 8 anos de experiência no mercado imobiliário. No ano de 2018 assumiu o setor de novos negócios da RealtyCorp no Rio de Janeiro e Captou mais de 30 mil m² de lajes de escritório. Em 2019 fez transações relevantes no Edifício Ventura Corporate Towers.


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