Contatos

São Paulo

Rua Américo Brasiliense, 1923 - Conjunto 906 - Chácara Santo Antônio (Zona Sul) - São Paulo/SP

 (11) 3199-2930
(11) 95060-0756

Rio de Janeiro

Rua Lauro Muller, 116 - Botafogo - Rio de Janeiro/RJ

(21) 3195-0390

Visite o nosso site

Estamos adentrando o segundo semestre de 2021 e este momento pede foco em oportunidades! Sim, por mais que ainda existam incertezas, já é possível olhar para o mercado imobiliário corporativo com projeções mais otimistas, afinal, estamos caminhando para dias melhores.

A perspectiva de aumento da Taxa Selic para cerca de 6% até o final deste ano, segundo especialistas, é um indicador de crescimento econômico. Segundo o professor Arthur Vieira de Moraes, da EXAME Academy, a alta dos juros pode valorizar as aplicações dos fundos imobiliários, um braço do mercado de real estate.

O PIB (Produto Interno Bruto) também é outro indicador positivo neste momento. O fato do mercado ter ajustado suas projeções, passando a ver maior crescimento tanto neste ano quanto no próximo, também traz alívio à economia.

De acordo com a pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central no último dia 14, a estimativa para o crescimento do PIB em 2021, segundo economistas do mercado financeiro, subiu de 4,36% para 4,85%. Foi a oitava alta seguida do indicador.

Conforme trouxemos nos últimos artigos publicados, não é tão incomum pensar que este momento possa ser o trampolim “perfeito” para o mercado logístico crescer e expandir negócios. A exemplo disso, projetos de Built-to-Suit podem (e devem) estar no radar das empresas em nosso país.

Built-to-Suit: entenda como funciona essa forma de locação imobiliária

Para aumentarem o lucro líquido e diminuir os custos, muitas empresas, precisam de imóveis com estruturas peculiares e com a melhor relação econômica de custo x benefício. Uma maneira de viabilizar isso pode ser por meio da modalidade de contratos de aluguel denominado Built-to-Suit.

Este projeto imobiliário traz o conceito de “construído sob medida”. Ou seja, o imóvel é construído especificamente para as necessidades do seu futuro locatário. Logo, nesse modelo, o locatário encomenda a construção ou uma grande reforma para o imóvel, para posteriormente alugá-lo.

Normalmente, este tipo de contrato é usado por indústrias ou varejistas que possuem necessidades específicas para suas operações logísticas. Além disso, é um contrato de longo prazo, variando entre 10 e 20 anos, proporcionando às partes maior estabilidade ao negócio contratado.

Talvez muitos não saibam, mas como modalidade específica de contrato atípico, o Built-to-Suit é recente no Brasil. Só no ano de 2012 entrou em vigor a Lei 12.744, reconhecendo essa relação contratual.

Essa modalidade contratual, inclusive, apresenta algumas diferenças frente aos contratos típicos, como estes a seguir:

  • O valor do aluguel remunerará o locador pelo valor investido no imóvel com obras/reformas realizadas;
  • O locador só pode reaver o imóvel após o fim do contrato;
  • Poderá ser convencionada a renúncia ao direito de revisão do valor dos aluguéis durante o prazo de vigência do contrato BTS.

Onde estão as oportunidades

Grandes empresas vão buscar bons terrenos para construir seus empreendimentos. E para que esse processo seja de fácil operação, podem contar com a experiência quase centenária que a RealtyCorp acumula na soma de seus profissionais imobiliários.

Em todas estas cidades – Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Araçariguama, Guarulhos, Franco da Rocha, São Bernardo do Campo, Jundiaí e até Extrema, em MG – a RealtyCorp tem know-how para angariar oportunidades, com projetos de Built-to-Suit em diversos estágios de desenvolvimento. O foco está no futuro que se aproxima. É sempre bom lembrar que o mercado logístico, em seus negócios imobiliários, possui em seu DNA a característica do longo prazo. E investir em projetos consolidados e terrenos estrategicamente prospectados, propiciará melhores resultados ao longo do tempo, mirando sempre em maiores conquistas. Conte com a RealtyCorp para o futuro de seus negócios logísticos imobiliários.


Texto escrito por: Alcebíades Cavalcanti – Diretor de Industrial e Logística

Alcebiades Cavalcanti

Profissional sênior do segmento imobiliário logístico e industrial, com larga experiência no setor, habilitado a contribuir com o processo decisório corporativo, tendo exercido cargos de liderança e diretoria em empresas reconhecidas e respeitadas no mercado imobiliário corporativo como Ocupantes, Jones Lang Lasalle e Colliers International. Atuação em diversos processos de negociação e fechamento de negócios imobiliários em todo território nacional para companhias nacionais e multinacionais como Procter & Gamble (P&G), Adidas, WalMart, Mercedes Benz, Cetelem, EBM Incorporações S/A, Ciser, Vicunha Têxtil, Cosan, Philips, Unisys, Exterran, Rolls Royce, Aker Solutions, Halliburton, Comgás, Nestlé, BRF, Maersk, Atlas Schindler, ELOG, Faurecia, dentre outras.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *