por Gerson Rodrigues, sócio da RealtyCorp
Como podemos relacionar a indústria do silício, responsável pela produção de chips, com o nosso universo (mercado imobiliário corporativo)? Essa é uma pergunta que proponho a me responder com esse post. Neste ano, tive a satisfação de ler “Chip war”, do historiador Chris Miller, e como convidado da seção “Com a palavra, o gestor”, vou debater o que aprendi com a obra.

Além de acompanhar de perto o mercado imobiliário corporativo, estou sempre de olho em leituras mais amplas, que instigam o pensamento para além do óbvio. E algumas publicações são verdadeiras transformações. Certa vez, me deparei com a seguinte frase: talvez não lembre de todos os livros que tenha lido, mas todos eles me fazem pensar como eu penso hoje. Não poderia fazer mais sentido.
Foi neste ano que me debrucei sobre “Chip war”, que descreve o tabuleiro geopolítico do mundo a partir da indústria do silício. Hoje, até pequenos aparelhos eletrodomésticos necessitam de chips. Miller narra como os Estados Unidos, embora sejam os criadores desse aparato tecnológico, foram perdendo a hegemonia da sua produção, que se encontra hoje nas mãos de mercados como o europeu – mais especificamente, sob tutela da holandesa ASML – e asiático – sob o comando da taiwanesa TSMC.
Leia também:
- Logística de SP: Saídas Oeste e Leste (Raio 15km) dividem atenções no 18º Buildings Exclusive
- Analytics – Setor logístico bate recorde e São Paulo concentra 58% da absorção
- Análise 2T25: Mercado de Escritórios do Rio de Janeiro se Divide em Duas Realidades
Em linhas gerais, para quem acompanha o mercado de inovação, é uma leitura recomendada justamente por nos tirar do lugar e nos colocar para pensar de forma mais macro. É esse tipo de exercício e esse modelo de visão que fazem diferença ao profissional que trabalha em mercados competitivos e, claro, deseja fazer bons negócios.
O Financial Times, em sua resenha sobre o livro, reforça essa dimensão estratégica: o poder no mundo moderno – militar, econômico e geopolítico – repousa sobre a base dos chips. Foi graças à supremacia tecnológica nesse campo que os EUA consolidaram sua posição de superpotência. E segundo o livro, essa vantagem, antes consolidada, está em xeque.
A escolha de globalizar a produção, transferindo parte do controle para players na Ásia e na Europa, abriu espaço para vulnerabilidades críticas. A China, que gasta mais com chips do que com qualquer outro produto, investe bilhões em um projeto equivalente a um novo “Projeto Manhattan”, na tentativa de reduzir sua dependência e rivalizar com os EUA. E, com 37% da produção mundial concentrada em Taiwan, o tema deixa de ser apenas tecnológico para se tornar questão de segurança global.
Como pessoa de negócios e no cargo de Tenant Representative, não falo apenas para a nossa indústria – me comunico com todos os mercados. Se a disputa pelo chip pode definir os rumos de nações inteiras, também pode ensinar muito sobre estratégia empresarial, visão de futuro e capacidade de adaptação.
O recado é claro: nenhum setor está isolado das transformações tecnológicas e geopolíticas que marcam o nosso tempo. Entender essa lógica é vital para quem busca não apenas sobreviver, mas prosperar em ambientes altamente competitivos. Indico essa leitura a todo profissional que deseja desenvolver uma mentalidade de negócios, preparando-se para se mover em um tabuleiro em constante mudança.
Texto escrito por: Gerson Rodrigues, sócio Diretor da RealtyCorp.

Com uma trajetória consolidada no mercado imobiliário corporativo, Gerson atua como Sócio Diretor na RealtyCorp, liderando as frentes de Corporate Advisory & Transactions. Sua atuação é estratégica e consultiva, focada em maximizar o valor das transações para locatários e proprietários de ativos de alto padrão. Gerson coordena contas complexas, garantindo que as estratégias de ocupação estejam rigorosamente alinhadas aos objetivos financeiros e operacionais de seus clientes corporativos. Além disso, desempenha um papel fundamental no Relacionamento Estratégico com os maiores players e proprietários do mercado de escritórios, logística e hotelaria (Key Accounts), fortalecendo o networking institucional da RealtyCorp. Sua visão de mercado é um motor de crescimento para a companhia, atuando diretamente na prospecção e originação de novos negócios e coordenando a transição estratégica de ativos para as equipes operacionais de locação de escritórios e logística. Gerson combina inteligência de mercado e uma rede de contatos de alto nível para entregar soluções imobiliárias sob medida.
(11) 95060-0756